sábado, 13 de outubro de 2012

Plano de Ação



1. Debater em grupos de estudos:

i) a política educacional nacional (expansão da Unifesp, o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), o Prouni, LDB, PNE, investimento em educação etc;

ii) a Unifesp e suas instâncias de decisão: reforma do estatuto, regimento, código de ética;

iii) o papel da Universidade, democratização e acesso à Universidade; participação estudantil nos órgão deliberativos;

2. Discutir os problemas infra-estruturais do Campus Pimentas:

i) à infraestrutura da EFLCH: xérox, bandejão, transporte, laboratório de informática, licitação do prédio, moradia etc.

Propor formas e ações de mobilização que visem dar ao movimento estudantil da Unifesp maior acúmulo de discussões com fins reivindicar o atendimento das pautas materias e políticas.

3. Discutir a reforma curricular do Curso de Letras e seu projeto pedagógico. 


4. Implantar o Centro Independente de Línguas (C.I.L.), espaço educacional independente voltado para o ensino de línguas:

Este projeto propõe-se a auxiliar os estudantes do campos Guarulhos a desenvolver habilidades lingüísticas nos idiomas inglês, espanhol e francês. O perfil do egresso é o de um falante habilitado a se comunicar com eficiência numa língua estrangeira, assim como dominar técnicas de leitura e redação em língua estrangeira. O curso visa, portanto, aperfeiçoar as capacidades de expressão oral e escrita num outro idioma. 

5. Jornal do CAEL:

Voltado a aprofundar o debate político no curso de Letras, no campus Unifesp-Guarulhos e no Bairro dos Pimentas, o jornal deverá ter artigos, matéria, expressão livre, agenda de eventos e editorial.

6. Blog do Cael

Criação de um blog interativo e dinâmico, provendo informações sobre o curso, o campus, atividades dos alunos etc. com a colaboração dos alunos. Os sites, blogs e redes sociais são ferramentas fundamentais como plataforma para disponibilização de conteúdo e difusão política, projetando o CAEL e o movimento estudantil da Unifesp para outros espaços, promovendo a colaboração e integração contínua entre os alunos de Letras da Unifesp com alunos de outros cursos da Unifesp e demais movimentos sociais.

7. Articular com centros acadêmicos e comissões de cursos, a criação da "I Semana da Licenciatura da Unifesp/Pimentas".

Evento com finalidade de discutir a licenciatura, estágios, residência pedagógica, interdisciplinaridade e projetos pedagógicos dos cursos e da EFLCH.

8. Espaços estudantis:


Promover e colaborar com projetos que visem a revitalização e manutenção dos espaços estudantis, através de uma rede de organização de representação estudantil e de coletivos com atuação educacional e cultural.


9. Atividades culturais:

Promoção e incentivo das iniciativas de estudantes e de coletivos que visem projetos e atividades culturais no Campus e no Bairro dos Pimentas. A exemplo: Rede de Coletivos do C.A; Centro de Memória Estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário